O antigo futebolista brasileiro Pelé assumiu hoje estar “triste” com os atrasos na construção dos estádios que vão receber o Campeonato do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho.

“É triste porque é uma oportunidade para o Brasil e não apenas para o futebol”, afirmou o tricampeão mundial com o “escrete”, em 1958, 1962 e 1970, em declarações ao jornal Estado de São Paulo.

Na mesma entrevista, Pelé salientou que “a Taça das Confederações, o Campeonato do Mundo e os Jogos Olímpicos eram uma oportunidade para atrair turistas e conseguir receitas”, lamentando que o país esteja a desperdiçar este potencial.

“Estou triste porque antes de conquistar o direito de receber o Mundial nós gastámos quatro anos a fazer visitas. Eu fui um dos que foram a vários locais de África, Ásia e Europa à procura de votos para o Brasil vencer a eleição. E é difícil encontrar uma explicação para a situação porque nós tivemos tempo”, lamentou.

As críticas de Pelé ocorrem pouco depois de o presidente da FIFA, Joseph Blatter, ter observado que o Brasil deveria ter iniciado a preparação para a competição muito antes.