Os responsáveis das obras do estádio de Curitiba, em risco de ser excluído do Mundial de futebol de 2014 devido a consecutivos atrasos, garantiram hoje à FIFA que vão concluir as obras a tempo da competição.

“O governo do estado do Paraná, o município de Curitiba e o Clube Atlético Paranaense garantiram a adoção de todas as medidas necessárias para assegurar a conclusão das obras na Arena da Baixada dentro do prazo estipulado pela FIFA”, indica um comunicado divulgado pelo governo regional.

A FIFA deu o dia 18 de fevereiro como prazo máximo para decidir se mantém o estádio ou o exclui da lista das 12 sedes do Mundial2014.

O governo do Paraná solicitou hoje um novo crédito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), o principal banco de fomento do Estado brasileiro, para assegurar os fundos para terminar a obra.

De acordo com o comunicado, as reuniões e acordos prévios celebrados entre o governo regional e o BNDES “permitem concluir” que a análise do crédito terá “prioridade” para que o fluxo de capitais necessário para concluir as obras “não seja interrompido”.

O principal motivo da demora nas obras de Curitiba foi o atraso do BNDES em aprovar os créditos aos responsáveis do estádio, devido às dúvidas geradas pelas garantias financeiras que estes apresentaram.

Inicialmente, a data limite imposta pela FIFA para a inauguração dos recintos que não foram utilizados na Taça das Confederações era 31 de dezembro de 2013.

Sete estádios já foram inaugurados e cinco outros estão ainda em obras: o Arena da Amazónia de Manaus será inaugurado na sexta-feira pela presidente brasileira Dilma Rousseff, o estádio de Porto Alegre também está quase concluído, enquanto o de Cuiabá estará concluído em março e o de São Paulo em meados de abril.

Apenas o recinto de Curitiba ainda não tem data determinada para estar pronto.