Os responsáveis de Brasília dizem ter honra por receber Portugal no Mundial2014 de futebol, apostando na proximidade das bancadas e do conforto do novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O recinto, que receberá a partida de Portugal contra o Gana na primeira fase do Mundial2014, tem cobertura para proteger o público da chuva e bancadas muito próximas do campo.

"A bancada está muito próxima e é inclinada em relação ao campo, o que faz com que o estádio seja um recinto de grande vibração", afirmou à agência Lusa o assessor da secretaria extraordinária para o Mundial do Distrito Federal, Ricardo Bitencourt, que realçou ser uma "honra" receber Portugal.

A distância entre a bancada e o relvado é de cerca de sete metros, segundo Bitencourt, que realçou ainda outros fatores que vão proporcionar mais conforto ao público, como as cadeiras com assento almofadado nos camarotes e na zona intermédia.

Até julho de 2010, o Estádio Mané Garrincha era idêntico a outros no Brasil: com bancadas de cimento e pouco inclinadas, além de ter uma pista de atletismo em redor do campo, que deixava os adeptos mais longe dos futebolistas.

O antigo recinto foi demolido para a remodelação do Mané Garrincha, num investimento de 1,2 mil milhões de reais (367 milhões de euros).

O novo estádio, que foi inaugurado a 18 de maio do ano passado, tem a capacidade de público três vezes maior do que o anterior, podendo acolher 72 mil pessoas, embora no Mundial só possa receber 70 mil.

O estádio é ainda considerado um recinto eclógico, candidato a receber uma certificação internacional. Entre as soluções sustentáveis estão ventilação e iluminação naturais, a presença de cisternas que acumulam a água da chuva e da irrigação do campo para reaproveitamento.

Também está prevista a instalação de células fotovoltaicas na cobertura do estádio, podendo recolher potência de 2,5 megawatts.

A parte externa do estádio, formada por 288 pilares, foi inspirada na obra do arquiteto Óscar Niemeyer, estando localizado no chamado Eixo Monumental, a avenida no centro de Brasília, que representa o corpo de um avião.

Apesar de o estádio já estar pronto, ainda estão por concluir as obras em seu redor, incluindo a pavimentação, a delimitação do estacionamento e a conclusão do paisagismo previsto para o exterior.

"A cidade oferece a infraestrutura adequada, fazemos o Mundial praticamente num raio de três quilómetros, com o estádio, hotéis, estação do metro e campo de treinos [nesse perímetro]. Isso facilita a operação", afirmou Bitencourt.

São esperados cerca de 600 mil turistas em Brasília durante o período do Mundial, entre eles 200 mil estrangeiros, e, segundo Bitencourt, a capacidade hoteleira local, de 27 mil camas, deve ser suficiente.

O Mundial já está a beneficiar Brasília e, de acordo com Bitencourt, foram movimentados na economia do Distrito Federal 25 milhões de reais (7,7 milhões de euros) apenas com a realização de uma partida particular no estádio novo.