O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, considerou que a presença da seleção lusa de futebol em Campinas deverá ajudar na relação entre empresários portugueses e a cidade do interior paulista.

"É uma felicidade ter a seleção perto de mim. Ela será importante para melhorar a relação com Campinas", afirmou Lourenço, que visitou a cidade na quarta-feira.

O cônsul realçou que já há as empresas portuguesas em conversações com a cidade de São Paulo e o parque tecnológico de Campinas, sobretudo das áreas de tecnologia da informação e da comunicação, engenharia de projetos, gestão de resíduos, energia e financeira.

"O prefeito [presidente da Câmara] Jonas Donizette falou das áreas em que existe mais necessidade de empresas [na cidade], e estamos a ver as ofertas portuguesas para encontrar correspondências", disse Lourenço, que espera um aumento das relações negociais de empresa portuguesas em Campinas em setembro ou outubro.

O cônsul-geral de Portugal afirmou que a visita à cidade, que fica a cerca de 90 quilómetros de São Paulo, não esteve apenas relacionada com a escolha da seleção portuguesa ter escolhido Campinas como sede no Mundial2014, mas teve o objetivo de construir uma parceria no ponto de vista cultural e comercial.

Lourenço admitiu que a presença da equipa das “quinas” poderá levar a um aumento de ações culturais e de turismo na cidade, além de mobilizar a comunidade empresarial portuguesa local.

"Parece-me evidente que a presença da seleção aumentará o interesse, quer por parte de portugueses turistas, quer de autoridades, que poderão realizar visitas de alto nível", disse o cônsul-geral.

A cidade que vai acolher Portugal deverá, de acordo com Lourenço, aproveitar o Mundial2014 para inaugurar o novo terminal no aeroporto de Viracopos.

Esta foi a primeira visita do cônsul-geral a Campinas desde o início do mandato de Donizette.