O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, alertou hoje às 12 cidades brasileiras que vão acolher o Campeonato do Mundo de futebol de 2014 que há ainda “muitos ajustes por fazer” na finalização das infraestruturas.

Numa carta publicada no sítio oficial do organismo na Internet, Valcke confirmou que uma decisão final sobre o estádio de Curitiba, que tem motivado mais atrasos, vai ser tomada a 18 de fevereiro, quando começar o “workshop” das seleções, em Florianópolis.

“O governo brasileiro, as autoridades municipais e estaduais, a FIFA e o comité organizador local estão a procurar soluções para ajudar a sede a recuperar o atraso e, como esperamos, garantir que uma cidade tão especial em termos de sustentabilidade e paixão pelo futebol continue a fazer parte do Mundial”, escreveu o dirigente.

Valcke estendeu o alerta às 12 cidades, que não podem dar-se “ao luxo de travar e relaxar, porque há ainda muitos ajustes por fazer”, insistindo na preocupação sobre os relvados.

“Os relvados, em particular, devem estar em excelentes condições quando a FIFA assumir os estádios 21 dias antes da primeira partida no respetivo local. Esse ponto é fundamental, porque todos nós queremos ver os jogadores a exibir seu melhor futebol e, para isso, é preciso que os campos apresentem as melhores condições possíveis ao longo dos 64 jogos”, frisou.

O Mundial2014 vai ser disputado entre 12 de junho e 13 de julho.