Santa Cruz Cabrália é um dos municípios do estado da Bahia e um dos primeiros a ser pisado pelos portugueses, em 1500. Agora, 514 anos depois, está ‘na boca do povo’ porque os alemães decidiram criar o seu complexo de treinos na freguesia de Santo André: o Campo Bahia. É o complexo alemão, com tudo a que uma seleção tem direito: cama, comida e, claro, área de treino, que é por isso que eles lá estarão. São 14 casas, com 65 salas, centro de imprensa para 250 jornalistas e perto do Aeroporto de Porto Seguro.

Eduardo Farias, brasileiro, descente de portugueses, é o gerente operacional da obra. Ao SAPO Desporto contou que a ideia de ali se construir um empreendimento já estava prevista e que “ser um grupo alemão a empreender no Brasil” facilitou a escolha. E como têm trabalhado alemães e brasileiros em conjunto, será que tem corrido bem?

“Sim! Temos o Diretor Geral, Dr Tobias Junge, representante do cliente que é de procedência alemã, porém com muitos anos de Brasil e uma excelente bagagem de conhecimentos na área de Construção e Comercial, assim como um técnico também alemão que trabalha em conjunto comigo, Rüdiger Wolf, mandado diretamente pelo sócio majoritário diretamente da Alemanha, para uma coordenação e tomada de soluções junto com nosso Departamento de Engenharia, liderada por Cláudio Falabretti, diretor da nossa empresa, uma solução que até o momento tem sido muito positiva”, frisou.

Na verdade, a comitiva alemã escolheu o paraíso na terra, se bem que em terras de Vera Cruz há muitos por onde escolher. 

“Acredito que a seleção alemã tinha inúmeras opções de hospedagem e locais para treino, mas acredito que o diferencial foi o local, que é de uma paz total, pelo menos até ao momento, com um visual incrível, onde você só ouve pássaros e as ondas do mar, dada a proximidade das unidades habitacionais da praia”, detalhou.

Depois do Mundial, esse complexo, construído de raiz para a Mannschaft, vai-se manter de pé, tomando outro rumo e outras funções

“O complexo terá continuidade, porém com uma pequena modificação internamente, tornando-se um Condomínio e acredito que será um fator relevante no desenvolvimento do local, pois deverá gerar novos empreendimentos, sempre se preocupando com a preservação ambiental, uma preocupação constante em nossa obra, ainda aproveitando num percentual considerável de mão de obra local, gerando empregos e consequentemente melhorando a renda local”, explicou Eduardo Farias.

Os atrasos nas obras dos estádios têm marcado os meses que antecedem o início da ‘Copa’. Quisemos saber se com o complexo está ‘tudo nos conformes’. “Dada a nossa experiência, num jargão futebolístico, finalizaremos as nossas obras aos 45 minutos do segundo tempo, mas atendendo ao prazo determinado pelo nosso cliente”, garantiu. O complexo deverá estar pronto no próximo mês.

A seleção alemã estreia-se na ‘Copa’ frente a Portugal, reeditando o duelo, também de abertura, do Euro2012.