Fernando Santos concedeu uma longa entrevista ao site oficial da FIFA, na qual passou em revista a fase de qualificação da Grécia e as aspirações dos helénicos no Mundial 2014.

Sobre a ambição da Grécia, o treinador português espera levar a sua equipa aos oitavos de final, o que seria já um feito inédito. "O nosso objetivo é passar desta primeira fase de grupos, algo que a Grécia nunca conseguiu neste campeonato. O sonho é conseguir isso, conseguir a primeira vitória. Nosso objetivo, então, era buscar isso e alterar também um pouco a imagem do futebol grego. Se pudermos fazer isso, acho que temos chance de passar da fase de grupos. Uma coisa tenho como certa: não vamos fazer turismo ao Brasil", afirmou.

Questionado sobre as dificuldades sentidas pela seleção grega na qualificação, que apenas foi decidida no play-off de apuramento, Fernando Santos sublinhou que a união entre os jogadores e o povo de um país em crise e a sonhar com dias melhores foi decisiva. 

"Desde há um ou dois anos que o povo grego sempre afluiu muito aos jogos, algo que não acontecia no passado. Neste momento há uma grande identificação entre o povo e a seleção. O país está em crise e precisa disso. O povo confia muito na seleção e nos jogadores. Houve uma comunhão cada vez mais forte entre povo e seleção", explicou o selecionador da Grécia, que em 43 jogos apenas somou quatro desaires.

Por fim, o experiente técnico luso lembrou a alegria vivida com a qualificação para a fase final. "Foi uma alegria enorme. Enorme. Para mim e principalmente para os jogadores. Era muito importante para a Grécia estar presente neste evento. É muito importante também para a Grécia neste momento ganhar coisas, de alguma forma ganhar, para levantar o seu moral e a sua autoestima", rematou.