Paulo Bento recusou esta sexta-feira a ideia de já ter na sua mente os 23 jogadores eleitos para irem ao Campeonato do Mundo de futebol.

À margem do anúncio dos convocados para o jogo particular com os Camarões, a 5 de março, o selecionador nacional deixou assim em aberto a possibilidade de chamar Fernando, Ricardo Quaresma "ou qualquer outro jogador" que não faz parte da mais recente convocatória.

"Existe alguma estabilidade nas nossas escolhas, embora seja um grupo aberto. Tenho uma base de jogadores com grandes perspetivas de ir ao Mundial, mas não tenho uma lista fechada", esclareceu o técnico português.

Confrontado com uma eventual chamada do brasileiro Fernando, ainda a concluir o seu processo de naturalização, o selecionador assegurou que tal não podia ainda suceder. "Fernando não está nem podia estar convocado. É uma situação à margem da questão desportiva. O facto de não estar aqui não significa que não vá ao Mundial", explicou, acrescentando a esta nota o nome de Quaresma.

Sobre as ausências de Postiga e Rui Patrício, Paulo Bento revelou que o avançado esta de fora devido "a um problema físico que o impede de treinar" e que o guardião se deve a uma mera "opção técnica" para permitir a observação a outros guarda-redes.

Já em relação às chamadas dos jovens Rafa e Ivan Cavaleiro, o selecionador acedeu a comentar as duas estreias: "O Rafa está a realizar a primeira época no escalão principal e tem feito parte das escolhas iniciais, onde tem revelado uma capacidade de finalização bastante elevada. Ele pode jogar nos dois corredores laterais e também na função de número 10. Traz muitas soluções. Ivan tem muitos minutos na equipa B e alguns na equipa principal nas mais variadas competições. O facto de jogar em ambos os corredores ou de jogar como ponta-de-lança traz mais soluções ao grupo".

Portugal mede forças com os Camarões a 5 de março, em Leiria. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.