O selecionador de futebol dos Camarões, Volker Finke, considerou esta terça-feira, na antevisão do jogo particular com Portugal, que Cristiano Ronaldo está "no topo da sua carreira", admitindo atenções especiais para travar o capitão português.
"Para qualquer jogo é preciso estudar o adversário, mas para Cristiano Ronaldo não é necessário", disse o treinador alemão que orienta os Camarões, na conferência antes do treino de adaptação ao Estádio Municipal de Leiria, onde a equipa africana defronta na quarta-feira a seleção portuguesa.
Volker Finke recordou o papel de Cristiano Ronaldo no “play-off” para o Mundial, frente à Suécia.
"Foi Ronaldo que decidiu os jogos. Só num jogo marcou três golos... Até agora fez 69 golos em todas as competições. Talvez esteja no seu melhor momento, no topo da sua carreira, e este ano foi eleito o melhor do mundo", lembrou.
No jogo frente a Portugal, o selecionador dos Camarões admite, por isso, atenções especiais para Ronaldo: "Futebol é um jogo coletivo, mas às vezes é preciso um segundo e um terceiro jogador para o tentar parar".
O encontro com Portugal é visto por Volker Finke como muito importante na preparação dos Camarões para o Mundial de futebol do Brasil.
A seleção africana vai defrontar Portugal e também a Alemanha, "duas seleções do top-10 da FIFA", e isso "é importante para podermos elevar o nível da equipa" e para "os jogadores mostrarem o atual momento deles".
Volker Finke antecipou a titularidade de Eto’o frente a Portugal e mostrou-se "desapontado" quando um jornalista lhe perguntou a opinião a polémica em torno da idade do avançado do Chelsea, a propósito de um desabafo de José Mourinho numa entrevista a uma televisão francesa.
"Pensava que ia falar de futebol nesta conferência de imprensa...", disse.
O médio Alex Song reconheceu a importância do jogo particular com Portugal na preparação para o Mundial2014.
"Portugal tem bons jogadores e é uma das boas seleções do mundo. Temos de aproveitar todas as oportunidades para nos prepararmos, porque temos um desafio enorme no Brasil. Vamos fazer tudo para deixar todo o país satisfeito", disse.
O jogador do FC Barcelona falou ainda do confronto dos Camarões com o Brasil, na segunda jornada do Grupo A.
"Vai ser bom jogar com o Brasil. Brinco muitas vezes com o Neymar [avançado do Barcelona] sobre o jogo. Eles são muito fortes, mas no futebol tudo pode acontecer", considerou.
As seleções principais de Portugal e Camarões defrontam-se na quarta-feira, no Estádio Municipal de Leiria, a partir das 20h45.