O antigo futebolista brasileiro e atual deputado federal Romário apelidou hoje de “ladrão” o presidente da FIFA, Joseph Blatter, e de "chantagista" o secretário-geral da organização, Jérôme Valcke.
“Não podemos esperar nada da FIFA. Lá há um chantagista, que se chama Valcke, e um ladrão, que se chama Blatter", afirmou o melhor futebolista de 1994 e campeão mundial esse mesmo ano, numa entrevista à rede ESPN Brasil.
Romário, no seu papel de deputado, tem sido o principal crítico do Mundial que o Brasil organiza entre junho e julho deste ano, acusando os dirigentes da FIFA de ficarem com todos os recursos gerados pela competição e de prejudicarem o país.
Além das suas declarações à ESPN, o ex-futebolista também criticou hoje os dirigentes da FIFA numa audiência na Comissão de Desporto da Câmara dos Deputados, na qual foi aprovada a presença de Blatter num debate no Congresso.
Romário criticou em diversas ocasiões os elevados gastos do governo brasileiro na organização do Mundial de futebol, sobretudo na construção dos estádios nas 12 cidades que serão sede e defendeu que, pelo menos fora dos relvados, o Brasil será o grande derrotado do evento.
“[Valcke] acabou de dizer que o Mundial do Brasil será um dos piores da história da FIFA. Esse senhor vem ao país, manda e desmanda e todos aplaudem. Esse senhor é um dos maiores chantagistas do desporto mundial”, vincou.
De acordo com Romário, o secretário da FIFA chegou a ser despedido, mas manteve-se no cargo depois de “chantagear o presidente da FIFA, que é um ladrão, corrupto e filho da p...”.
Para o deputado, além dos “ladrões” da FIFA, o Brasil sofre com os que “roubam” na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Essas pessoas vão enriquecer com o Mundial e ninguém diz nada”, afirmou o jogador, que alertou para o facto de grande parte das obras dos estádios que estão atrasadas irem custar três vezes mais do que o previsto, uma vez que os responsáveis aproveitarão a urgência para elevar os preços e desviar mais recursos.
Apesar da sua oposição ao Mundial, Romário pediu aos brasileiros que apoiem a seleção para, pelo menos, ganhar o Mundial dentro do relvado.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.