A Federação Portuguesa de Futebol já entrou em contactos com a FIFA, pedindo autorização para a utilização de Fernando, médio brasileiro do FC Porto.

De acordo com o site Maisfutebol, a FIFA foi contactada "com vista à possível mudança de federação" de Fernando, pois o jogador já jogou pelo Brasil na categoria de Sub-20. Nesta altura, adianta o órgão, o processo está "pendente".

O processo da chamada de Fernando à Seleção Portuguesa de Futebol não é simples. O jogador já representou outro país, tendo sido nas camadas jovens, pelo que será necessária uma autorização da FIFA para que possa defender outro país, mesmo que tenha adquirido outras nacionalidades, como é o caso de Fernando.

De acordo com o Maisfutebol, o processo foi desencadeado em fevereiro.

Paulo Bento já tinha deixado no "ar" que poderia convocar jogadores que ainda não defenderam as cores de Portugal, como é o caso do médio do FC Porto, com vista ao Mundial2014. Apesar de ser contra pedidos para naturalizar jogadores, como aconteceu com Liedson, Paulo Bento defende que quem adquire a nacionalidade portuguesa passa a ter os mesmos direitos que os outros para defender as cores da Seleção de Futebol.