A realização do mundial de futebol no Brasil está a disparar os preços em bares e restaurantes, mas em São Paulo é possível desfrutar de especialidades culinárias de 32 países por apenas 30 cêntimos.

O Governo do Estado de São Paulo alargou o programa "Bom Prato" (Good Plate) nos seus restaurantes populares, para permitir que a população mais pobre possa descobrir outras culturas durante o Mundial, que decorre entre 12 de junho e 13 julho.

"Estamos a dar o pontapé de saída para a Copa do Mundo", que começará no estádio Arena Corinthians, de São Paulo, a 12 de junho, congratulou-se Jaime Franco, assessor do comité Paulista do mundial de 2014 e dirigente da federação de futebol local.

Quatro dias por semana, em abril e maio, um dos pratos tradicionais no menu "Bom Prato" dos 41 restaurantes populares no Estado de São Paulo será substituído por uma especialidade, como o sul-coreano Kimchi (à base de legumes fermentado) ou Tchepo Djen (peixe com arroz e legumes), do Gana.

Cada semana corresponde aos grupos do mundial, por ordem de sorteio.

Na primeira semana, são as especialidades da Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul (Grupo H do sorteio).

Para a semana de 21 a 27 de abril, será a vez da Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos (Grupo G).

No último grupo (A) figuram a Croácia, o México, os Camarões e o país anfitrião, o Brasil.

O programa Bom Prato foi lançado em 2000 no Estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, com mais de 40 milhões de habitantes.