O selecionador nacional, Paulo Bento, assumiu que poderá haver surpresas na convocatória para o Mundial 2014 no Brasil. Em entrevista à Bola TV, o técnico abordou vários assuntos na ordem do dia, nomeadamente a possível chamada de Fernando e Bebé.

"Uma revolução não faz sentido, mas pode aparecer gente jovem na fase final. No entanto, temos mantido uma certa estabilidade, que nos tem dado resultados, por isso não haverá qualquer revolução", afirmou Paulo Bento.

"As pessoas têm tendência para analisar os jogadores em função de duas ou três semanas, quando fazem golos com regularidades duas ou três semanas, sem analisar os jogos na globalidade e ver onde o jogador se pode inserir dentro de uma dinâmica, modelo e sistema que já existe. Não estou a falar concretamente do Bebé, mas não pode aparecer a cada semana um jogador potencialmente convocável, é preciso cuidado", disse sobre Bebé.

"Nunca pedirei à Federação para acelerar o processo de naturalização para um qualquer jogador. Mas a partir do momento que tenha condições legais para jogar pela Seleção, para mim é convocável, pois Portugal sempre teve jogadores naturalizados. Não seria um caso virgem. Mas neste momento Fernando ainda não tem condições para poder ser chamado", atirou sobre Fernando, médio brasileiro do FC Porto naturalizado português.

Já sobre Ricardo Quaresma, o técnico comentou o caso de indisciplina na Madeira e lembrou que tal facto não irá influenciar a sua decisão.

"Já referi que o episódio pelo que passou pode acontecer a qualquer um e não vai influenciar a minha decisão. Se alguém conhece bem o Quaresma, como jogador e pessoa, sou eu. Quando olho para o Quaresma, olho como para os outros e não apenas porque faz um cruzamento ou um golo. É um bom jogador e se tiver de ir ao Mundial irá pelas suas qualidades. Se não for é porque considero que há outros jogadores em melhores condições", sentenciou Paulo Bento.