"Orgulho", "Paixão" e "Futuro" são as palavras fortes dos lemas que Portugal poderá ter no autocarro da equipa, no Mundial de futebol que se vai disputar no Brasil, em junho e julho.
São três as hipóteses que estão a votação no site da FIFA, sendo que a mais votada será desenhada nas laterais do autocarro oficial da equipa, para ser vista nos trajetos da seleção lusa.
"Aqui vai uma seleção que orgulha uma nação. Força Portugal!" é a mais longa e também a única em que o nome do país é expressamente utilizado. "O passado é história, o futuro é a vitória" e "muito mais que futebol, uma paixão!" são as outras duas alternativas em cima da mesa.
O primeiro adversário de Portugal na prova e crónico candidato ao título, a Alemanha, aposta na unidade ("Um(a"), que serve para país, equipa, sonho, vontade, objetivo, caminho.
"Um país, uma equipa, um sonho", "uma equipa, uma vontade, um objetivo" e "juntos, um caminho, um objetivo" são as opções possíveis para a "Mannschaft".
Depois da Alemanha virão os Estados Unidos. "Unidos pela equipa, guiados pela paixão", "sente, acredita, alcança" e "uma equipa acima de tudo, acima de tudo uma equipa" são aqui as possibilidades.
A estrela negra da bandeira do Gana - o terceiro adversário dos lusos - domina os três possíveis "slogans" a adotar no Mundial. "Estrelas negras, é a nossa hora de brilhar", "Gana, a estrela em ascensão" ou "estrelas negras, aqui para iluminar o Brasil" é o que se poderá ver no autocarro desta seleção africana.
O Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz, vai buscar às suas origens históricas inspiração para possível lema - "honra da Pérsia" -, enquanto que a Grécia, de Fernando Santos, aposta em frases muito curtas: "Isto é a Grécia!", "heróis jogam como gregos" ou "uma equipa um sonho".
Mais centrado no torneio e na conquista do troféu está o Brasil, país organizador, que poderá viajar de autocarro com "engata a 6.ª, Brasil!", "não na nossa casa!!!" ou "preparem-se! o hexa está chegando!".
A Espanha, campeã em título, "discorda" certamente dos lemas dos "canarinhos" e tem como primeira opção "vamos continuar a fazer história!". As alternativas são "levamos todo um país no nosso coração" e "no nosso coração a paixão de um campeão".
A pequena Suíça é que não faz por menos e aponta desde já para a final: "End Station: 13.07.2014 Maracanã!". "Até à vitória" é a ambição que a Coreia do Sul poderá ter, enquanto a Bélgica pede que "esperem o impossível".
A França vai buscar referências aos mosqueteiros - "um por todos e todos pela França" - e a Holanda, vice-campeã do Mundo em título, aposta na ironia - "homens de verdade vestem-se de laranja".