O ministro do Desporto do Brasil, Aldo Rebelo, desvalorizou hoje as críticas recentes sobre os preparativos para o Mundial2014 de futebol e garantiu que o Brasil está preparado para garantir a realização da prova com sucesso.

"O Brasil já vez coisas mais difíceis e mais importantes do que um Mundial de futebol. Temos orgulho e queremos cumprir com as expectativas [...], mas difícil não foi fazer o Mundial em Manaus, foi construir Manaus", brincou o governante, num encontro com a imprensa estrangeira no Rio de Janeiro.

Questionado sobre as críticas do secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, e do vice-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) John Coates, devido aos atrasos nos preparativos do Mundial2014 e dos Jogos Rio2016, o ministro lembrou que ambos se retrataram posteriormente.

“Enfrentámos alguns contratempos, tivemos que conviver com dois acidentes graves no estádio do Corinthians [Itaquerão - São Paulo], que levou à morte de um funcionário e a interrupção das obras e isso naturalmente comprometeu o calendário inicial”, recordou o ministro, salientando, no entanto, que o estádio terá seu primeiro jogo-teste no próximo dia 14.

A obra do estádio de São Paulo, segundo o ministro, já foi entregue pela construtora e, neste momento, estão a ser colocadas de 20 mil cadeiras extras, colocadas para receber a cerimónia de abertura, a 12 de junho.

No caso da Arena da Baixada, no Paraná, no sul do Brasil, o estádio com o atraso mais significativo, o ministro admitiu terem existido "problemas na gestão do estádio", enquanto no Mato Grosso, na Arena Pantanal, uma "disputa judicial em torno das cadeiras" motivou o atraso.

"Mas todos eles serão entregues para o Mundial, todos estarão prontos dentro do prazo para que esses jogos aconteçam sem qualquer tipo de problema", garantiu Rebelo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.