O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, irá encontrar-se em junho no Brasil com a chefe de Estado, Dilma Rousseff, por ocasião do Mundial de futebol 2014, competição desportiva que vai decorrer naquele país, foi hoje divulgado.
A informação foi hoje avançada em Washington pela secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.
Joe Biden, segundo referiu a representante, irá deslocar-se ao Brasil para assistir a um jogo da seleção norte-americana de futebol, reunindo-se depois com a Presidente brasileira.
Roberta Jacobson afirmou estar confiante de que o anúncio da visita de Biden irá ajudar a melhorar as relações bilaterais, atualmente tensas, durante a 44.ª conferência anual das Américas, hoje organizada pelo Departamento de Estado norte-americano em Washington com a presença de altos responsáveis norte-americanos e representantes da região.
Apesar de a comunicação social internacional falar de “congelamento” das relações bilaterais, Roberta Jacobson garantiu que o trabalho neste campo continua a ser feito, porque a relação com o Brasil é “muito importante” para os Estados Unidos.
“Acho que a relação a nível governamental está de facto a melhorar”, disse Jacobson, esperando uma maior atividade durante o próximo ano e meio.
As revelações sobre as escutas realizadas pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana a líderes estrangeiros, tornadas públicas através de documentos divulgados em 2013 pelo antigo consultor informático norte-americano Edward Snowden, provocaram tensões nas relações entre os Estados Unidos e alguns dos seus principais aliados, nomeadamente com Brasília.
De acordo com esses documentos, Dilma Rousseff foi uma das líderes internacionais visada pelas atividades de espionagem dos serviços norte-americanos
A Presidente brasileira condenou o caso e decidiu suspender, em outubro de 2013, uma visita de Estado a Washington.