O selecionador de futebol da Alemanha, Joachim Löw, reduziu hoje a 27 jogadores a lista de pré-selecionados para o Mundial do Brasil2014, ao dispensar Max Meyer, Leon Goretzka, André Hahn e Marcell Jansen e chamar Christoph Kramer.

Löw acrescentou que a troca do médio Christoph Kramer, do Borússia Monchengladbach, por André Hahn, do Ausburgo, não está relacionada com o rendimento do jogador no particular realizado terça-feira com a Polónia (0-0), mas trata-se sim de uma questão posicional.

A Alemanha é adversária de Portugal no Grupo G da primeira fase do Mundial2014, estreando-se precisamente com a seleção das “quinas”, a 16 junho, em Salvador. Estados Unidos e Gana completam o agrupamento.

Na lista preliminar, que posteriormente terá de ser reduzida a 23 jogadores, o selecionador alemão também incluiu - para o que poderá ser o seu quarto mundial - o avançado Miroslav Klose, a um mês de completar 36 anos.

Além da "espinha dorsal" composta pelos futebolistas do Bayern Munique e do Dortmund, outros "homens fortes" de Joachim Löw são Sami Khedira (recém regressado de lesão ao Real Madrid) e as três "estrelas alemãs" do Arsenal (Mesut Ozil, Lukas Podolski e Per Mertesacker).

De fora da lista ficam o experiente avançado Mario Gomez (Fiorentina, 59 internacionalizações), os guarda-redes René Adler (Hamburgo, 12 internacionalizações) e Ter Stegen (Moenchengladbach, mas apontado ao FC Barcelona) ou o médio Ilkay Gundogan (Borussia Dortmund, 8 internacionalizações).