O estádio de São Paulo, que receberá o jogo de abertura do Mundial de futebol de 2014, vai ser testado, novamente, na próxima semana, depois de no domingo ter sido palco de um jogo entre Corinthians e Figueirense.

A nova inspeção à Arena de São Paulo, conhecida por Itaquerão, foi anunciada na segunda-feira pela Confederação Brasileira de Futebol e deverá acontecer a 29 de maio no jogo Corinthians-Cruzeiro, do campeonato brasileiro.

Fonte do comité organizador citada pela AFP assegura que o novo teste ao estádio, com 69.000 lugares, incidirá sobretudo em “aspetos operacionais e de serviços”.

No domingo, a cobertura não estava totalmente colocada, as comunicações telefónicas praticamente não funcionaram e parte das tribunas ainda não tinha sido inspecionada pelos bombeiros.

Nas imediações do estádio existia pouca iluminação, e ainda decorriam muitos trabalhos, com várias gruas ainda montadas.

O perímetro de segurança era bastante mais pequeno do que o que deverá existir durante o Mundial e os detetores de metais não estavam ainda instalados.

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, pediu segunda-feira, no Twitter, o empenho de todos para garantir o que tudo estará a postos para os jogos do Mundial.

“As exigências de um jogo teste não podem ser comparadas às de um jogo inaugural”, disse Valcke, acrescentando que no “estádio vão estar 65.000 espetadores e mais de 1.000 milhões vão ver o jogo pela televisão”.

Brasil e Croácia, integrados no grupo A, dão na Arena de São Paulo, a 12 de junho o pontapé de saída para o Mundial, que termina a 13 de julho.