A Direção-geral da Saúde avisou esta terça-feira os portugueses que pretendam viajar para o Brasil para assistir ao campeonato do mundo de futebol que devem estar vacinados contra o sarampo e proteger-se de doenças transmitidas por picadas de insetos.
Num comunicado hoje divulgado na sua página da Internet, a autoridade de saúde recomenda que a viagem ao Brasil seja antecedida, o mais cedo possível, de uma consulta do viajante ou com o médico assistente.
Em relação ao sarampo, a Direção-geral da Saúde (DGS) recorda que “nos eventos onde se encontram pessoas de vários países existe um risco elevado de exposição individual a doenças transmissíveis”.
Para a proteção contra doenças transmitidas por picadas de insetos, a DGS recomenda o uso de repelentes e o uso de roupas que cubram a maior área corporal possível, com roupas largas e de cores claras.
“Deve ter especial atenção à prevenção de dengue, à profilaxia da malária e à vacinação contra a febre amarela”, indica o comunicado.
É ainda aconselhado que se evite o contacto com animais, porque podem transmitir raiva, sobretudo cães, gatos, macacos, raposas e morcegos.
Outros cuidados a ter incluem o consumo de água apenas engarrafada e selada.
“Não tome banhos em rios, lagoas, albufeiras ou outras coleções de água doce. Proteja-se da exposição solar através do uso de protetor solar”, lê-se ainda no comunicado da DGS.
No regresso a Portugal, a autoridade lembra que no caso de ocorrer febre, sintomas respiratórios, mal-estar geral ou diarreia persistente, deve ser consultado um médico referindo a viagem ao Brasil.