Duas cidades que serão sedes de partidas de Portugal na primeira fase do Mundial2014 possuem taxas de ocupação hoteleira maior do que 70% para o período do evento, segundo levantamento do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).
Segundo o estudo, a cidade de Manaus, na Amazónia brasileira, possui uma ocupação hoteleira prevista para o Mundial de 77%, considerando-se as diárias já vendidas. A cidade receberá o confronto entre Portugal e os Estados Unidos, no dia 22 de junho, além das partidas Inglaterra-Itália, Croácia-Camarões e Honduras-Suíça.
Já Brasília, onde a seleção lusa jogará no dia 26 de junho, contra o Gana, regista uma taxa de ocupação de 79% durante o evento. O estádio Mané Garrincha, na capital federal brasileira, será palco também das partidas Brasil-Camarões, Colômbia-Costa do Marfim e Suíça-Equador.
A primeira partida de Portugal do Mundial, contra a Alemanha, no dia 16 de junho, será em Salvador, na Baía. A ocupação prevista na cidade é de 67% das diárias disponíveis. O município também receberá os confrontos Espanha-Holanda, Bósnia-Irão e Suíça-França.
Segundo o levantamento do FOHB, divulgado hoje pela imprensa brasileira, a cidade com maior percentual de unidades reservadas é o Rio de Janeiro, onde será disputada a final do Mundial, com 88% de taxa de ocupação prevista para o evento. Seguem-se as cidades do Recife e de Natal (84%), ambas no nordeste brasileiro, e de Cuiabá (83%), no centro-oeste do país.
A maior cidade brasileira e palco da abertura do Mundial, São Paulo, possui o menor índice de venda de diárias, com ocupação de 31% para o evento. O município é o que possui a maior oferta de diárias: 78 mil.
Na média entre todas as 12 cidades-sedes do Mundial2014, a taxa de ocupação para 560 mil diárias disponibilizadas durante o evento é de 55%. O FOHB espera que o índice chegue a 60% até ao início do evento. Os demais municípios considerados são Curitiba (com taxa de ocupação de 56%), Belo Horizonte (67%), Porto Alegre (71%) e Fortaleza (77%).