Motoristas e revisores entraram em greve na terça-feira em São Paulo, surpreendendo a cidade brasileira com o encerramento de metade dos terminais de autocarros e, em alguns casos, abandonando os transportes públicos no meio da rua.

Cerca de 230 mil passageiros foram afetados pela greve na cidade paulista até à tarde de terça-feira, e 15 das 28 estações rodoviárias foram encerradas, informou fonte dos transportes locais citada pela AFP.

A cidade de São Paulo, com 11 milhões de pessoas, vai acolher o jogo de abertura do Mundial2014 dentro de pouco mais de 20 dias. Os seus 15.000 autocarros são parte fundamental do sistema de trânsito da urbe.

Os motoristas entraram em greve em dissidência com um sindicato, que concordou com aumentos salariais de 10%, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

“Tudo isto foi novo para mim, estes grevistas não aceitam os termos do acordo”, disse o prefeito Fernando Haddad.

Cerca de 300 motoristas e revisores em greve marcharam até à prefeitura, para exigir uma reunião com Fernando Haddad. Outros motoristas pararam os autocarros no meio da rua e pediram aos passageiros para saírem dos veículos, informou a Folha de São Paulo.