O FBI treinou durante cinco dias 50 polícias de São Paulo em técnicas de controlo de distúrbios, informou hoje a Secretaria de Segurança Pública do estado brasileiro que será sede do jogo inaugural do Mundial2014 de futebol.
O FBI deu um curso a 25 agentes da Polícia Militar (PM) e a outros 25 da Polícia Civil sobre o uso de força tática móvel e controlo de distúrbios.
Durante o curso, que decorreu entre 19 e 23 de maio, três semanas antes do arranque do Mundial2014, os agentes norte-americanos abordaram diversos aspetos relacionados com o controlo de multidões e do vandalismo.
No decorrer da competição, que tem início a 12 de junho com o jogo inaugural entre Brasil e Croácia, no estádio Arena Corinthians de São Paulo, estão previstas várias manifestações sociais, semelhantes às que aconteceram durante a Taça das Confederações no ano passado.
Nas últimas semanas, grupos, sindicatos, trabalhadores e cidadãos saíram à rua em diferentes pontos do país, pedindo a melhoria das condições laborais.
Por outro lado, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou hoje que já está ativo o Centro de Comando Integrado de Vigilância, cujo objetivo é coordenar as operações de segurança durante o Mundial.
A partir de 10 de junho, o Centro controlará 24 horas por dia as zonas envolventes ao Arena Corinthians, palco de seis encontros, através de câmaras.