A polícia brasileira reprimiu hoje, com cavalos e gás lacrimogéneo, uma manifestação de cerca de 2.000 pessoas, que procuravam aproximar-se do Estádio Nacional de Brasília, onde estava exposta a taça do Mundial2014 de futebol.

A manifestação foi convocada por movimentos sociais que se opõem ao Mundial2014 e aos elevados gastos públicos com a organização da prova no Brasil, aos quais se juntaram grupos de índios, que se tinham reunido na capital para pedir celeridade na demarcação das suas reservas.

Os manifestantes tentaram aproximar-se do Estádio Mané Garrincha, onde se realizava a penúltima etapa do périplo do troféu no Mundial2014, que passou por 89 países e várias cidades brasileiras.

A marcha iniciou-se no terminal de autocarros de Brasília, a cerca de dois quilómetros do estádio, com a multidão a avançar de forma pacífica até ser contida por um forte cordão de segurança, altura em que se verificaram os primeiros desacatos.

De acordo com a agência noticiosa Efe, alguns dos elementos da manifestação atiraram pedras contra a polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo e tropa de cavalaria.

O Mundial2014 de futebol disputa-se de 12 de junho a 13 de julho, com Portugal a defrontar o Gana, a 26 de junho, em Brasília.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.