Em 2010, a revista Forbes considerou Curitiba, uma das sedes do Mundial2014 de futebol, como a terceira cidade mais inteligente do Mundo, sobretudo pelo seu crescimento sustentável.
Capital do estado do Paraná desde 1853, Curitiba teve vários projetos de planeamento urbano que evitaram o crescimento descontrolado, visível em tantas outras cidades brasileiras.
A sua eficiente rede de transportes públicos, utilizada por 70 por cento da população, assim como a sua estratégia de desenvolvimento, com várias inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente, são também elogiadas pela Forbes.
Curitiba é ainda considerada a capital brasileira com melhor qualidade de vida, além de ter a quinta maior economia do Brasil, altos índices de educação e o menor nível de analfabetismo – tem bibliotecas eletrónicas, dirigidas aos setores mais pobres da cidade.
A capital do Paraná, a mais populosa do sul do Brasil, é ainda conhecida pela sua grande diversidade cultural, proveniente sobretudo dos fluxos migratórios provenientes de Alemanha, Itália, Ucrânia e Polónia.
Curitiba vai ser pela segunda vez palco de um Mundial, mas, desde 1950, muito mudou.

Há 64 anos, era uma cidade com perfil rural, com ar de província, mas, atualmente, é uma cidade totalmente urbanizada e moderna, mantendo a preocupação pelo verde, como são testemunhas os muitos parques espalhados pela urbe.

Veja aqui a caminhada de Portugal rumo ao Mundial.