Manaus é a mais ocidental das 12 sedes do Mundial2014 de futebol, colocada bem no centro da Amazónia, a maior floresta tropical do Mundo, e foi em tempos uma das mais ricas cidades internacionais.
Palco da partida entre Portugal e os Estados Unidos, do Grupo G do Mundial2014, Manaus chegou a ser conhecida como a Paris da selva, durante o seu período dourado, entre 1890 e 1920.
O desenvolvimento da indústria automóvel trouxe riqueza à capital do estado do Amazonas, numa altura em que se tornou a principal e quase exclusiva exportadora de borracha a nível mundial, que fez com que durante muitos anos fosse a cidade mais rica do Brasil.
O imponente Teatro Amazonas é talvez o maior símbolo da era dourada de Manaus, durante a qual foi criado um serviço de transportes públicos, colocada eletricidade e água canalizada e construído um porto flutuante nas margens do Rio Negro.
Com a queda da produção de borracha, Manaus teve uma pausa no desenvolvimento até à criação da Zona Franca, que fez com que a população local crescesse dos 200 mil habitantes na década de 60 para os quase dois milhões da atualidade, com o parque industrial da cidade a ter mais de 400 empresas e a gerar mais de 50 mil empregos diretos.
Manaus recebeu o seu nome em homenagem à tribo Manaós, que se recusava a ser dominada pelos portugueses e negava a escravatura.
Durante o período colonial, a região manteve-se fora do interesse comercial português por quase dois séculos e somente em 1669 foi fundado um pequeno posto onde hoje se localiza a cidade de Manaus.
Na altura, a intenção era "marcar território", após a tentativa francesa de ocupar o Maranhão, também no norte brasileiro.

A cidade de Manaus foi formada a partir do contacto entre os índios nativos e as missões de jesuítas portugueses, ao longo, sobretudo, do século XVII.

Veja aqui a caminhada de Portugal para Mundial.