Vários casais açorianos foram os primeiros imigrantes a chegar, ainda no século XVIII, a Porto Alegre, a sede mais a sul do Mundial2014 de futebol e muitas vezes considerada uma cidade diferente do resto do Brasil.
A cidade, que ainda foi disputada por portugueses e espanhóis, foi fundada em 1772, 22 anos depois do Tratado de Madrid, que definiu os limites das colónias sul-americanas dos dois países ibéricos.
Os primeiros colonizadores da cidade foram casais açorianos, recebendo posteriormente imigrantes de Itália, Alemanha e Polónia, que deram uma identidade cultural muito diferente à capital do Rio Grande do Sul.
Do clima, muito mais ameno - no inverno é habitual serem sentidas temperaturas inferiores a zero –, à própria cultura, Porto Alegre é muito mais vezes comparada às cidades vizinhas do Uruguai e da Argentina, com quem partilha gostos como o chimarrão, uma bebida típica.
Erguida na margem leste do Rio Guaíba e uma das mais verdes cidades do Brasil, Porto Alegre, que tem uma população de 1,4 milhões de pessoas, foi considerada pela ONU como a cidade brasileira com melhor qualidade de vida.

Porto Alegre, conhecida como a Capital dos Gaúchos, é ainda famosa pela excelente gastronomia, além de estar na maior região produtora de vinho do Brasil.

Veja aqui a caminhada de Portugal rumo ao Mundial.