A região da Baía foi o ponto de partida para a colonização portuguesa do Brasil e será na capital desse estado brasileiro que Portugal vai iniciar, mais de 500 anos depois, a sua participação no Mundial2014 de futebol.
A 16 de junho, Salvador, principal cidade de um estado com uma comunidade lusa de cerca de cinco mil pessoas, vai receber Portugal e Alemanha, na primeira jornada do Grupo G do Mundial2014,
O local exato da chegada dos primeiros navegantes portugueses ao Brasil é hoje a cidade de Porto Seguro, mas Salvador foi a região escolhida para ser a primeira capital do país, cuja fundação oficial foi a 29 de março de 1549.
A região mais antiga da cidade, conhecida como o bairro do Pelourinho, mantém preservada a arquitetura colonial portuguesa e foi reconhecida em 1985 como Património Mundial da Humanidade pela Unesco.
Foi também a Salvador que chegaram os primeiros escravos, cuja memória permanece ainda forte na culinária, música e cultura da cidade, que, por isso, recebeu a alcunha de Roma Negra.
Na religião, apesar de grande parte da população ser católica – a cidade tem, de acordo com a sabedoria popular, 365 igrejas, uma para cada dia do ano -, Salvador é também conhecida pelo candomblé, trazida pelos escravos.
O escritor baiano Jorge Amado, apesar de não ter nascido na cidade, é um dos símbolos culturais de Salvador, onde morreu padre António Vieira, popularizando a capital do estado em romances como Dona Flor e os Seus Dois Maridos ou Tenda dos Milagres.
Em Salvador, é ainda famoso o carnaval, a Lavagem do Bonfim, uma enorme procissão em que os participantes vestem trajes brancos em homenagem a Oxalá, e a Festa a Iamanjá, rainha do Mar.
Muitos dos nomes mais importantes da música popular brasileira saíram da Baía, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa ou Maria Bethânia.
Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil e a sua área metropolitana é a mais rica do nordeste brasileiro.

No futebol, a Baía tem dos adeptos mais entusiásticos do Brasil, com o encontro mais famoso a ser o BaVi, entre o Bahia e o Vitória.

Veja aqui a caminhada de Portugal rumo ao Mundial. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.