O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso afirmou hoje compreender a violência que se vive atualmente no Brasil, em vésperas do mundial de futebol, enquanto sinal de mal-estar com a democracia e com as políticas públicas vigentes.
Falando aos jornalistas no final de uma reunião do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud, do qual faz parte, Fernando Henrique Cardoso disse que a “animosidade” dos brasileiros “vem de longe e mostra a insatisfação da sociedade”.
“O mundial [de futebol] é um pretexto para mostrar descontentamento na saúde, educação, transportes. Não gostaria que isto prejudicasse o campeonato”, afirmou.
No entanto, o responsável admitiu compreender “estas movimentações” e considerou que “democraticamente tem que se aceitar".
“Compreendo, claro que compreendo. Sou sociólogo. É um problema que não é só do Brasil, é da democracia toda”, disse, acrescentando esperar “que o Brasil consiga compreender”.
Quanto às pessoas que se deslocam ao país para assistir ao mundial de futebol, o ex-presidente considerou que não serão vítimas desta violência.
“Não há animosidade contra os estrangeiros nem contra a copa. É um mal-estar na sociedade em função de muitas questões. Tem a ver com o sistema mundial e com as pessoas não se sentirem parte da forma do Governo as atender”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.