Mais de 100 pessoas já assinaram a bandeira portuguesa que a Câmara de Valença vai fazer chegar ao Brasil para apoiar a seleção das "quinas" no Mundial de futebol, disse hoje à Lusa o presidente do município.

"A bandeira nacional foi colocada hoje de manhã nos Paços do Concelho, para todos quantos queiram deixar a sua dedicatória e já vai com mais de 100 assinaturas de apoio dos valencianos à seleção", explicou à Lusa Jogre Mendes.

A iniciativa decorre ainda até à próxima sexta-feira e, caso sejam necessários, a autarquia disponibilizará "tantas bandeiras quanto os interessados" em manifestar o seu apoio à seleção portuguesa.

A bandeira seguirá depois para o Brasil, "onde um conterrâneo" da cidade do Alto Minho, a residir naquele país, "será responsável por levá-la a todos os estádios onde estiver a seleção nacional, juntamente com a bandeira de Valença", como forma de apoio à equipa orientada por Paulo Bento.

"Simultaneamente será feita uma cobertura do percurso que a bandeira irá percorrer dando notícia da viagem da nossa bandeira por terras brasileiras de apoio à nossa seleção", explicou o autarca social-democrata.

Além do apoio à seleção, o autarca adiantou que esta foi também a "forma simples mas eficaz" que o município encontrou para promover o nome de Valença e de Portugal no Brasil, onde o município tem alguns emigrantes".

"Atualmente os ‘Caminhos de Santiago’ são uma referência para todos os brasileiros que querem vir até à Europa e um dos destinos é fazer este caminho de Valença até Santiago de Compostela (Galiza), explicou.

A ideia de enviar a bandeira autografada surgiu na sequência de outra iniciativa realizada em 2012, durante o Euro2012, quando o autarca de Valença e o alcaide de Tuy, na Galiza, colocaram à prova o "sentimento de irmandade" ao ver em conjunto a meia-final Portugal e Espanha.

Os dois municípios transfronteiriços, juntos na eurocidade Valença-Tui, optaram então por uma solução salomónica de forma a que nenhum dos seus munícipes pudesse acusá-los de favorecer o "irmão-adversário".

Assim, a primeira parte do jogo foi vista em Tui, num ecrã instalado na rua. A segunda parte foi acompanhada, à mesa, num restaurante de Valença. A seleção espanhola acabou por vencer, após desempate por grandes penalidades.