Na mais populosa cidade do estado de New Jersey existe um pequeno canto bem português, a Ferry Street, uma rua de Newark que se prepara para receber milhares de pessoas nos festejos do Dia de Portugal.

O momento alto dos festejos é a parada de domingo, na qual são esperadas cerca de duas centenas de milhares de pessoas, em especial numa altura em que a seleção portuguesa de futebol prepara o Mundial2014 ali bem perto.

“Era tão bom que eles viessem à parada”, “era uma festa se eles aparecessem”, “não acredito que os jogadores venham, mas podia vir alguém”, ouve-se na Ferry Street, onde a língua oficial parece ser o português e onde se pode beber uma tão lusa meia de leite, acompanhada por um pastel de nata.

Bem no centro da Ferry Street surge o restaurante Ibéria, que prepara uma enorme festa a partir de hoje e até domingo, dia da parada, que antecipa em dois dias o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

“Isto é um inferno... Um inferno para nós e um prazer, e um céu para quem vem”, diz-nos João Loureiro, um dos proprietários de um dos mais importantes negócios de portugueses em Newark.

O dono do Ibéria promete nestes quatro dias “muita comida, muita bebida, muita música”, garantindo que não vão faltar as sardinhas assadas, nem as bifanas, tão comuns do outro lado do Atlântico nesta altura do ano, garantindo também muita “seafood”, como lagosta ou camarões grelhados.

Não esquecendo a sua especialidade, a sangria, que garante ser a melhor do Mundo, embora também proponha cerveja e vinhos portugueses.

O minhoto, que está nos Estados Unidos há mais de 40 anos, espera receber na festa do seu restaurante (que tem um enorme parque de estacionamento em redor) cerca de meio milhão de pessoas em quatro dias.

“Temos feito o Dia de Portugal nesta nossa comunidade, que arrasta milhares e milhares de pessoas, muitas vezes não só portugueses, mas de qualquer maneira todos são bem-vindos”, disse.

De regresso à parada, iniciada mais de 30 anos pela família Coutinho, é atualmente organizada pela União de Clubes Luso Americanos de New Jersey e no último ano juntou mais de 60 organizações.

Um dos mais antigos e importantes destes clubes é o Sport Club Português, uma instituição fundada 1921, surgindo da necessidade que os muitos portugueses, e alguns brasileiros, já emigrados tinham de se organizar.

O Sport Clube, cuja sede está numa perpendicular da Ferry Street, acabou mesmo por ser uma ponte da emigração portuguesa para os Estados Unidos nos anos seguintes.

“Muitos portugueses já traziam um papel no bolso para se dirigirem ao Sport Clube e [sabiam] que o senhor António lhes arranjaria trabalho”, contou Bruno Costa, até ao ano passado presidente da instituição.

O Sport Clube teve grandes equipas de futebol, que chegaram a jogar contra o Chelsea e outros grandes clubes, e no ano passado venceu o campeonato estadual, atuando com as cores de Portugal, verde e vermelho.

Atualmente, o clube tem, além da equipa de futebol sénior, uma equipa de veteranos, um rancho folclórico, uma escola de português, um grupo chamado “juniors”, de atividades extracurriculares para jovens entre os 12 e 18 anos, além de um café, que é ainda ponto de encontro para muitos portugueses.