Paulo Bento já sabe que estratégia irá utilizar no primeiro jogo do Mundial2014. O selecionador português tem feito várias mexidas na equipa principal, principalmente na baliza onde Rui Patrício, habitual titular, não joga desde novembro. Questionado se as últimas exibições de Beto e Eduardo tinham levantado dúvidas na sua cabeça quanto ao titular, o selecionador português respondeu que não se sente baralhado.

"Não me baralho com facilidade. Quando chegar o momento, teremos as nossas decisões e os jogadores serão os primeiros informados dessa decisão. Optamos em março pelo Beto, depois pelo Eduardo, em função da lesão do Beto. No caso dos guarda-redes, tem a ver com a nossa gestão para a grande competição, é uma gestão como outra qualquer", friso Paulo Bento, na conferência de antevisão do jogo com a República da Irlanda.

Além da baliza, o selecionador português tem promovido alterações na frente de ataque. No jogo frente ao México, Éder foi o escolhido e deu boa resposta. Paulo Bento explicou o que espera dos avançados e disse que estão todos preparados para ajudar Portugal.

"O Éder tem caraterísticas diferentes, algumas parecenças em termos físicos com o Hugo Almeida, mas são avançados diferentes. O Éder tem alguma mobilidade, tecnicamente evoluído, tem presença na área. Hélder Postiga é diferente, obriga a que os outros jogadores façam outro tipo de movimentos. Mas tem experiência e um papel muito importante na nossa fase defensiva", sublinhou Bento.

No encontro com o México, Paulo Bento acabou por colocar Fábio Coentrão a médio e André Almeida a lateral esquerdo. O selecionador gostou do que viu do defesa do Real Madrid numa posição que não lhe é estranha.

"Preparamos durante a semana para isto acontecer. [A falta de enquadramento de Coentrão nos primeiros minutos] teve a ver com as dificuldades que tivemos em combater a a primeira zona de construção do México porque eles tinham três homens nessa zona e tivemos dificuldades na primeira parte em encurtar as nossas linhas. Mas o nosso desenho habitual não mudou. No decorrer do jogo jogamos, pontualmente, em dois mais um [no meio-campo] e isso tem a ver com a dinâmica do próprio sistema. O Fábio foi uma solução ganha", declarou.