A Polícia brasileira ergueu barreiras de segurança na vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, onde está instalada a seleção da Alemanha, revela esta segunda-feira o jornal Folha de São Paulo na sua versão de internet.

Aos moradores da pequena vila foram distribuidos crachás de identificação, cuja apresentação é orbigatória para passarem no trecho de 500 metros da rua de terra batida que está vedado.

"Acho uma humilhação. Quem tem de ter identificação são eles, que vêm de fora, não eu que moro aqui desde que nasci", disse Maiara Alcântara da Luz. A jornalista Léa Penteado lamenta que "quando se comemora os 25 anos da queda do Muro de Berlim" haja uma barreira, novamente, a separar.

Os moradores preparam um protesto já que a interdição é inconstitucional (art.5 da Carta), mas a Lei da Copa acaba por 'anular' estas situações: "Os limites das áreas de exclusividade relacionadas aos Locais Oficiais da Competição serão tempestivamente estabelecidos pela autoridade competente".

O Centro de Treino Campo Bahia ficou pronto em cinco meses e foi positivo ao nível do aumento de empregos na região, bem como do comércio e serviços.