O parque do Metlife Stadium, em East Rutherford, parecia hoje um qualquer bairro tradicional português, com milhares de emigrantes a festejarem o Dia de Portugal, antes do particular da seleção lusa de futebol com a Irlanda.

Quem chega de carro ao enorme estádio em East Rutherford, mesmo quatro horas antes do início da partida, vê imediatamente uma imensa mancha vermelha, que vai aumentando à medida que as horas vão passando junto ao campo que serviu de palco ao último Super Bowl.

Aproximando-se um pouco mais, os adeptos dão de caras com dois porcos no espeto, “oferecidos” por um restaurante local, numa das mais concorridas tendas do recinto.

Milhares de camisolas vermelhas da seleção vão percorrendo o caminho para o estádio, onde às 20:00 locais (01:00 de quarta-feira em Lisboa) Portugal disputa o último particular antes da partida para o Brasil, anfitrião do Mundial2014.

Bifanas, frango, entremeada, coiratos e salsinhas vão sendo cozinhados em maiores ou mais pequenos grelhadores, acompanhados por muita cerveja, seja portuguesa, americana ou mesmo mexicana, e vinho.

Um DJ vai dando música, com “A Minha Casinha” dos Xutos Pontapés a expressar o que muitos emigrantes vão sentindo neste momento, em que as saudades vão ser um pouco diminuídas por Cristiano Ronaldo e companhia.

Mais à frente, um tradicional vira minhoto ia animando mais um conjunto de portugueses, ao som de duas concertinas.

Ainda em dúvida, é o “capitão” da seleção que vai recolhendo mais apoio no parque de estacionamento, com grande parte das camisolas a terem estampado o número sete e algumas, um pouco mais antigas, o 17, que Cristiano usou no início da carreira na equipa das “quinas”, tapado que estava o “7” por Figo.

Golos vão sendo festejados ainda antes do início do encontro, em vários “amigáveis” em campos ocupados sobretudos pelos mais novos, não faltando os tradicionais matrecos, jogados ao lado de alguns lançamentos de futebol americano ou de mesas de “beerpong” (atirar bolas de ténis de mesa para dentro de copos).

A duas horas do início do jogo, algumas dezenas de pessoas iam-se juntando junto aos portões de entrada, mas a maior parte preferia ir saboreando mais um pouco de comida e bebida junto de muitos outros portugueses e alguns infiltrados irlandeses.