O Brasil vai albergar a fase final do Campeonato do Mundo em futebol e cada uma das 32 seleções participantes poderá levar apenas 23 jogadores para a prova. Fruto deste limite, são muitos os futebolistas que ficam de fora, sendo uns por opção técnica, lesão e outros por não conseguirem a qualificação.

Depois de "brilharem" nos principais campeonatos europeus, são esperados na maior festa futebolística do universo, mas, infelizmente para os fãs, nem todos podem marcar presença na prova. A lista de craques ausentes é tão longa que é possível formar uma equipa e discutir o título mundial.

Frank Ribéry, a principal estrela francesa, foi confirmado à última hora como baixa para o Campeonato do Mundo, num duro golpe para o conjunto orientado por Didier Dechamps. Fazer um paralelismo com o corpo humano, pode-se dizer que os “Blues” foram atingidos no coração.

Ribéry, a principal referência do Bayern de Munique, é terceiro melhor jogador do mundo, tendo sido apenas superado por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Ao contrário de Ribéry, outro francês que vai falhar o Mundial é Samir Nasri. O selecionador francês prescindiu dos seus préstimos. O médio do Manchester City perdeu na concorrência para outros jogadores na mesma posição e nem o título inglês o ajudou. Nasri é um jogador que já foi comparado com Zinedine Zidade, por causa da visão e leitura de jogo.

O avançado sueco Zlatan Ibrahimovic (PSG/França) é um dos ausentes, pelo facto da sua seleção não conseguir qualificar-se para a competição. Trata-se de um dos melhores jogadores do mundo e mais caro.

Com 32 anos, passou pelos grandes clubes europeus (Juventus, Inter do Milão, AC Milan, Barcelona), tendo conquistado títulos nacionais em todos, e é autêntico colecionador de troféus, colectivos e individuais, com destaque para o quarto lugar na disputa da Bola de Ouro, prémio Puskas 2013 (melhor golo do ano), jogador sueco do ano em 2005, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013.

A Colômbia ficou sem o seu melhor goleador. Radamel Falcão lesionou-se e deixou os colombianos órfãos da sua unidade mais produtiva. Trata-se de um jogador em que o adjetivo “matador” se enquadra perfeitamente, fruto da facilidade que tem em finalizar.

Tanto no Atlético de Madrid, onde esteve antes de seguir para Mónaco, como no clube francês, provou ser um dos goleadores mais temíveis do mundo. Com a sua ausência, os defesas no Mundial estarão mais descansados.

Ronaldinho Gaúcho não foi convocado pelo selecionador brasileiro Luiz Filipe Scolari. O médio criativo é conhecido pela forma alegre como disputa os jogos, técnica de passe e marcação de livres, além de ser um “driblador” nato, os troféus de melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 falam por si. Com 34 anos, Gaúcho perdeu algum fulgor físico, mas ganhou experiência e mantém a mesma visão de outrora.

Representa atualmente o Atlético Mineiro, onde na temporada passada comandou a equipa no brasileirão.

A sua ausência na seleção canarinha retira algum poder de passe e experiência no conjunto anfitrião e deixa o Mundial "órfão" de alguma magia.

O médio ofensivo Kaka (32 anos), do AC Milan, é outro brasileiro que não vai disputar o campeonato. Depois de uma época irregular no Real Madrid, deixou de ser convocado frequentemente e nem a sua transferência para o clube italiano, onde é titular indiscutível, mudou a opinião do técnico.

À semelhança do Brasil, a Argentina também tem muitas opções e pode se dar o luxo de prescindir de jogadores como Carlitos Tevez e Lucas Pastori. Ambos ficaram de fora por opção técnica, apesar das boas exibições na Juventus de Itália e no PSG de França, respectivamente.

Mário Gomez, que nos últimos anos foi a referência no ataque dos alemães, não foi opção de Joachim Löw depois de um período lesionado, o avançado não convenceu o técnico no seu regresso aos campos e foi preterido.

A Holanda, vice-campeã mundial, perdeu um dos seus médios por lesão. Trata-se de Rafael Van der Vart, que constava da convocatória inicial, antes de se lesionar ao serviço do Hamburgo da Alemanha. Sem o experiente futebolista, a Laranja Mecânica perde alguma precisão no passe e um suplente à altura de Sneijder.

Garet Bale foi uma das contratações mais caras da história do futebol e peça fundamental na conquista da Taça do Rei e Liga dos Clubes Campeões da Europa pelo Real Madrid. Mas a sua prestação ficou-se por aí, os adeptos do futebol estão privados de ver as suas "arrancadas" e remates no Mundial do Brasil, uma vez que a sua seleção (País de Gales) falhou a qualificação.

Assim como estão privados dos passes magistral de Gaúcho, dos golos de Ibrahimovic, também estarão das “trivelas” de Ricardo Quaresma. O cigano português foi preterido por Paulo Bento, apesar da boa temporada realizada ao serviço do FC Porto.

O selecionador espanhol, Vicente Del Bosque, deixou os campeões ingleses pelo Manchester City (Negredo e Jesus Navas), optando por manter maior percentagem do grupo que conquistou o título em 2010.

Há poucos dias do início da prova, uma das principais referências, se não a principal, está em dúvida e pode juntar-se ao lote dos ausentes. Trata-se do português Cristiano Ronaldo, que continua sem recuperar dos problemas físicos.