Todos os locais foram bons para ver hoje o encontro de abertura do Mundial2014 de futebol, entre o anfitrião Brasil e a Croácia, e até numa bomba de combustível uma televisão foi instalada para ver o jogo na vizinha São Paulo.

A menos de duas horas do início da partida, o trânsito estava complicado em Campinas, onde a seleção portuguesa está a estagiar, mas perto da hora do jogo já eram poucos os carros que circulavam na rua e praticamente apenas se viam autocarros e camiões.

Em Campinas, durante o dia, a grande maioria das pessoas trazia alguma peça de roupa a lembrar a seleção "canarinha", fosse a camisola oficial, uma simples camisola amarela, lenços ou bandeiras.

Na sala de imprensa do local de estágio da seleção lusa, o autogolo de Marcelo resfriou os ânimos de jornalistas e membros da organização, que, minutos depois, festejaram o empate marcado por Neymar.

Com as ruas praticamente vazias, os "botecos" estavam cheios e, numa bomba de gasolina, os empregados montaram uma televisão perto dos postos de abastecimento para poderem ir vendo o encontro nos intervalos dos atendimentos.

Os nervos iam aumentando à medida que o tempo passava, até que o árbitro marcou uma grande penalidade, com os adeptos a dividirem-se nas opiniões sobre a justiça do castigo máximo.

Neymar colocou o Brasil na frente do marcador e levou à explosão de alegria daqueles cerca de 10 empregados que iam vendo o encontro na bomba.

Os foguetes voltaram a ouvir-se, aumentando de tom com o golo de Oscar e o fim da partida: O Brasil estreava-se a vencer no “seu” Mundial.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.