A 20.ª edição do Campeonato do Mundo de futebol arranca hoje, com o confronto entre o anfitrião e pentacampeão Brasil e a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo.

A equipa orientada por Luiz Felipe Scolari, que conta com o ex-portista Hulk e os ex-benfiquistas David Luiz e Ramirez, bem como a “estrela” Neymar (FC Barcelona), vai bater-se num duelo sem grande história, pois há apenas um anterior confronto direto a sério, que os brasileiros venceram por 1-0 (golo de Kaká), no Mundial2006.

Descontando o empate a uma bola no “amigável” disputado no ano anterior, o favoritismo recai no “Escrete”, numa partida inaugural que se vai disputar num estádio ainda com obras de grande dimensão a decorrer na véspera.

O combinado dirigido por Niko Kovac, onde Luka Modric (Real Madrid) é o nome mais sonante, não pode contar com Danijel Pranjic (ex-Sporting), que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante uma partida de ensaio para a “copa” brasileira.

O Mundial de futebol regressa ao Brasil após a edição de 1950, conquistada pelo Uruguai, que, no jogo decisivo, venceu o Brasil, que só precisava de empatar, por 2-1, selando aquele que ficou para a história como o “Maracanazo”, quase perante 200.000.

O jogo de abertura será dirigido pelo árbitro Yuichi Nishimura, do Japão, e tem hora marcada para as 17:00 locais (21:00 em Lisboa).

A seleção portuguesa, que só chegou ao Brasil na quarta-feira e só hoje cumpre o primeiro treino em Campinas, é uma das 32 finalistas do Mundial2014, estreando-se na segunda-feira, frente à Alemanha, num Grupo G ainda composto por Estados Unidos e Gana.

O Mundial de 2014, que se realiza em 12 cidades brasileiras, prolonga-se até 13 de julho.