O Brasil venceu, esta quinta-feira, a Croácia por 3-1 no jogo que marcou a abertura do Mundial2014, correspondente à primeira jornada do Grupo A, disputado no Itaquerão, em São Paulo. Neymar foi herói do jogo ao apontar dois dos três golos brasileiros. Oscar foi o autor do terceiro tento.

Antes do apito inicial assistiu-se à cerimónia de abertura que prestou homenagem aos três "tesouros brasileiros": a natureza, as pessoas e o futebol. A fechar, Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte apresentaram a música oficial: "We are one". Ainda houve espaço para uma homenagem aos operários que construíram os doze estádios do Mundial, incluindo as famílias dos que perderam a vida durante as obras.

Depois de os brasileiros terem cantado de forma emocionada o hino do país anfitrião, o jogador croata Jelavic deu o pontapé de saída da 20.ª edição do campeonato do mundo de futebol.

Os primeiros minutos não começaram bem para a seleção orientada por Scolari, uma vez que viu Marcelo marcar na própria baliza aos 11’. Depois de um centro da esquerda da equipa croata, Jelavic acertou mal, mas, nas suas costas, o jogador do Real Madrid tocou para a sua própria baliza, sendo esta a primeira vez que se marca na baliza errada numa partida inaugural.

Contudo, os brasileiros continuaram a atacar, provando a sua clara superioridade perante a formação croata, sabendo ainda que na frente estava o homem mais sonante dos canarinhos: Neymar. O avançado do Barcelona desferiu um remate rasteiro à entrada da área, a bola bateu no poste, entrando na baliza, estabelecendo a igualdade. O guarda-redes Pletikosa esticou-se mas não chegou à bola.

Nos últimos minutos da primeira parte o ritmo baixou, levando a igualdade no marcador para o intervalo, que apresentava um 64% de posse de bola para a equipa brasileira e tendo rematado dez vezes à baliza. Já a Croácia fez apenas três.

Aos 56 minutos, um choque entre Dani Alves e Olic na área brasileira fez com que os jogadores da Croácia reclamassem grande penalidade, mas o árbitro mandou seguir.

À medida que o tempo ia passando, e enquanto os golos não apareciam, o público do Itaquerão faziam a onda.

Hulk, que esteve algo apagado neste encontro, foi substituído aos 68 minutos por Bernard.

Aos 68 minutos, o árbitro viu Fred ser derrubado na grande área e não hesitou em assinalar grande penalidade. Os croatas voltaram a reclamar ao juiz, acreditando não existir falta, este não fez caso. Na conversão, Neymar não falhou e fez o primeiro bis deste Mundial2014, sendo, para já, o melhor marcador.

A Croácia, que não tinha nada a perder, tentou de tudo e ainda chegou a colocar a bola dentro da baliza de Júlio César, mas o juiz já tinha invalidado a jogada.

Já na reta final da partida, Oscar do Chelsea correu para a baliza e rematou rasteiro fora do alcance do guarda-redes croata, selando o marcador no Itaquerão em 3-1.

A seleção brasileira entra a vencer na sua ‘Copa’, perante 62 mil espetadores, e, na terça-feira, dia 17, volta a jogar, desta vez contra o México, em Fortaleza.