A seleção do Gana foi apontada hoje, na cidade do Cuito, Angola, por dirigentes e desportistas da província do Bié como o representante africano com mais probabilidades de passar à fase seguinte do campeonato mundial da modalidade, que arranca esta quinta-feira, no Brasil.

O antigo jogador do Petro do Huambo e Sporting do Bié Odídeo Pestana apontou os “Black Stars” como principal candidata à passagem aos oitavos-de-final, tendo em conta aos bons resultados dos últimos tempos, associados às qualidades técnicas dos seus jogadores.

O ex-futebolista reconhece o potencial de outros representantes africanos, mas, mostra-se menos confiante nestes.

Nascimento Mutali, presidente do conselho provincial de árbitros, é da mesma opinião, apoiando-se no leque de jogadores “com experiência que atuam na diáspora e em grandes equipas”.

Disse ainda que as seleções da Nigéria e da Costa do Marfim também se podem qualificar mas no seu entender o Gana é que mais hipóteses têm.

Por seu turno, Carlos Manuel dos Reis, diretor-geral do Sporting clube do Bié subscreveu esta posição, acrescentando que a seleção ganesa, no seu entender, “está física e taticamente dotada de grandes talentos”.

Quando ao possível campeão do mundo, os interlocutores da Angop apontam por esta ordem o Brasil, na qualidade de anfitrião, a Argentina, Espanha e Alemanha.

No Sumbe, cidadãos congoleses democráticos residentes na capital do Cuanza Sul, falando à Angop, apontaram o Gana, Costa do Marfim e Camarões como principais esperanças do continente africano no campeonato do mundo de futebol que abre hoje (quinta-feira) no Brasil.

O comerciante Jean Paul disse que estes três países estão em condições de jogar “de igual para igual” com os demais participantes. Reconheceu que estão enquadrados em grupos “muito equilibrados”, porém, afirmou que podem ter êxito caso consigam um bom resultado nas suas estreias.

“Sabemos que no Mundial todos jogos são difíceis, mas temos que manter confiança nas equipas africanas”, afirmou Jean Paul, cujo pensamento é apoiado pelo seu compatriota Josefe Batomona, que se declara apoiante da equipa camaronesa.

Com o objetivo de apoiarem as seleções africanas, este congolês referiu que um grupo de compatriotas já adquiriu camisolas dos Leões Indomáveis”.

“Vamos assistir juntos a todos os jogos das equipas africanas e apoiá-las para que o continente africano saia a ganhar”.

O Gana está enquadrado no grupo G, com os EUA (primeiro adversário), Portugal e Alemanha. Os Camarões integram o grupo A, com o anfitrião Brasil, Croácia e México (primeiro oponente). Já a Costa do Marfim está ao lado da Grécia, Colômbia e Japão (primeiro adversário).

África está também representada pela Argélia (gr. H, Bélgica, Rússia, Coreia do Sul) e Nigéria (Gr. F, Argentina, Bósnia, Irão).