O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, entende que o atual presidente do organismo, o suíço Joseph Blatter, será reeleito para um quinto mandato caso se candidate novamente à presidência.

"Se Sepp Blatter seguir o caminho que eu penso que seguirá, penso que será reeleito", declarou Jérôme Valcke em declarações à rádio France Inter, a partir do Brasil, onde hoje tem início o Mundial de futebol.

Na quarta-feira, no congresso do organismo, em São Paulo, Blatter, de 78 anos, deu a entender que tem a intenção se candidatar.

"Sinto-me bem, o meu mandato vai terminar a 29 de maio de 2015, mas a minha missão não está terminada, é isso que vos digo", referiu o dirigente máximo do futebol mundial.

Até ao momento apenas existe um candidato oficial, o diplomata francês Jérôme Champagne, de 55 anos, antigo vice-secretário-geral da FIFA, sobre quem não são dadas grandes hipóteses de eleição e quando o próprio admite retirar-se se Blatter se recandidatar.

O presidente da UEFA, Michel Platini, de 58 anos, o único que se diz capaz "de derrotar Blatter" deverá esperar até setembro para se pronunciar.