E ao segundo dia do Campeonato do Mundo, a polémica continua. Na partida disputada entre o México e os Camarões, foi mais uma vez o árbitro a ganhar protagonismo. Debaixo de chuva intensa, a seleção mexicana venceu com golo de Peralta, mas o árbitro Wilmar Roldán anulou dois golos limpos a Giovanni dos Santos.

O México, com o portista Herrera no onze, demonstrou a vontade de vencer desde o primeiro minuto. O médio do FC Porto rematou logo aos oito minutos, mas a bola passou por cima da baliza dos Camarões.

Aos onze minutos de jogo, começa a controvérsia. Aguilar faz um excelente cruzamento da direita e Giovanni dos Santos encosta com classe, mas a equipa de arbitragem resolve anular o lance por fora-de-jogo. As repetições mostram claramente que o golo devia ter sido validado.

Apenas dezoito minutos depois, a história repete-se. Canto para o México e dos Santos cabeceia para o fundo das redes camaronesas. A bandeira é novamente levantada e a confusão está instalada: o jogador mexicano não parece estar fora-de-jogo e, de qualquer forma, é um jogador dos Camarões que desvia a bola para Giovanni dos Santos.

Os jogadores do México foram para o intervalo desiludidos com o desempenho da equipa de arbitragem, mas voltaram com a mesma vontade de marcar. O golo apareceu, novamente, aos 61 minutos. Desta vez, foi validado por Wilmar Roldán. A defesa camaronesa dá espaço a Herrera que lança Dos Santos para a área mas Itanje defende o primeiro remate. Na recarga, Oribe Peralta aparece para encostar o primeiro golo (validado) da seleção mexicana neste Mundial. Foi o nono golo de Peralta pela seleção mexicana nos últimas sete partidas oficiais que disputou.

A seleção dos Camarões procurou o empate mas não conseguiu bater o guarda-redes mexicano. Aos 91 minutos de jogo, Moukandjo cabeceou para uma excelente defesa de Ochoa.

O portista Héctor Herrera saiu pouco antes do final da partida, substituído por Carlos Salcido, e festejou com os colegas de equipa a primeira vitória da seleção mexicana neste Campeonato do Mundo.

O México tem agora três pontos no Grupo A, os mesmos que o anfitrião Brasil.