O selecionador do Brasil de futebol afirmou ter visto e revisto a jogada da grande penalidade assinala por pretensa falta sobre Fred e confirmado que o castigo máximo foi devidamente assinalado, no jogo inaugural do Mundial2014.

“Vi a jogada 10 vezes e para mim foi penálti”, rematou Luiz Felipe Scolari, na quinta-feira, em conferência de imprensa, aludindo ao lance que permitiu ao Brasil assumir a dianteira do resultado frente à Croácia, na estreia do Campeonato do Mundo, que os “canarinhos” venceriam por 3-1.

Scolari contestou a afirmação do seu homólogo croata, Nico Kovac, que disse que “dois mil milhões de pessoas viram que não foi penálti”, num lance em que Fred caiu na área croata e que o árbitro japonês Yuichi Nishimura penalizou com um castigo máximo, que Neymar viria a converter no 2-1.

“Se milhares não viram o penalti, o árbitro viu. E ele tem a decisão”, frisou Scolari, após o triunfo dos anfitriões frente à Croácia, selada com dois golos de Neymar e um de Oscar, depois de Marcelo ter dado vantagem aos croatas, com um tento na própria baliza.

O antigo selecionador de Portugal prosseguiu na “resposta” a Kovac, que denunciou que o problema da arbitragem pode converter a competição num “circo”, e, ironicamente, salientou que “então o Brasil ganhou cinco circos mundiais”.

Scolari enalteceu o “poder de reação” da sua equipa, reiterando que “faltam seis jogos [para a final]” e que a equipa “canarinha” tem de ir “degrau a degrau”.

Com o triunfo de quinta-feira, o anfitrião Brasil lidera o Grupo A, com três pontos, aguardando ainda o encontro entre México e Camarões, na sexta-feira, enquanto a Croácia não conta com qualquer ponto.