A Colômbia entrou a vencer no Brasil. Com Radamel Falcao entre os milhares de adeptos colombianos que se deslocaram até Belo Horizonte, os “cafeteros” venceram a Grécia, de Fernando Santos, por 3-0. Pablo Armero, aos 5 minutos, Teófilo Gutierrez, aos 58, e James Rodríguez, aos 90+3, construíram a vitória de uma equipa que não deu espetáculo mas foi eficaz.

Contra uma equipa grega tecnicamente limitada, esperava-se que a Colômbia assumisse o controlo do jogo, mas os papéis inverteram-se. A Grécia teve muita posse de bola mas não chegou ao golo.

Já os sul-americanos apostaram num jogo de transições ofensivas rápidas. A Colômbia marcou cedo, num lance fortuito concluído pelo lateral Pablo Armero. Cuadrado cruza do lado direito, James Rodríguez deixa a bola passar e Armero faz o primeiro golo da Colômbia.

O remate foi desviado por Manolas e traiu Karnezis, guardião das redes gregas.

Depois do primeiro golo, e quando se esperava que a Colômbia mantivesse a intensidade para procurar o segundo, os comandados de José Pékerman fizeram o contrário. Recuaram e permitiram que a Grécia assumisse a posse de bola. Os jogadores de Fernando Santos, ainda assim, não souberam aproveitar. Com muito espaço para construir jogadas de ataque, os gregos não demonstraram talento suficiente para ultrapassar a defesa colombiana.

Os helénicos ainda assustaram o guarda-redes colombiano através de um cabeceamento de Torosidis, aos 28 minutos, e um remate perigoso de Kone aos 45, mas não chegaram ao empate.

Na segunda parte, as duas equipas trouxeram mais agressividade ao campo do Mineirão. O ex-jogador do FC Porto, James Rodríguez, rematou com força aos 49 minutos para boa defesa de Karnezis.

Aos 58 minutos de jogo, e num momento em que o jogo continuava dividido, os “cafeteros” dobram a vantagem. James bate o canto na direita, a defesa grega não consegue cortar e Teófilo Gutierrez finaliza da melhor forma. A Colômbia aumenta a vantagem, mesmo sem impressionar.

Cinco minutos depois acontece o grande momento de perigo da formação de Fernando Santos. O recém-entrado Fetfazidis aparece do lado direito, cruza para a área mas Gekas atira à barra. Um verdadeiro falhanço do avançado grego, que tinha a baliza à sua mercê.

O portista Jackson Martínez rendeu Gutiérrez aos 76 minutos de jogo, mas não chegou a causar perigo para as redes gregas.

Já no último minuto de compensação, apareceu James Rodríguez para construir uma vantagem mais volumosa do que aquilo que o ritmo de jogo parecia justificar. O jogador do Mónaco aparece na área e remata depois de um toque de classe de Cuadrado, sem hipóteses para Karnezis.

Mesmo sem dar espetáculo, a Colômbia dá assim um passo de gigante para o comando do grupo C, que conta ainda com Costa do Marfim e Japão.