O Chile venceu a Austrália por 3-1, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Mundial2014. Alexis Sanchez, Valdivia e Beausejour marcaram para os chilenos, Cahill fez o tento dos australianos. Mas não foi um jogo fácil para a formação chilena, orientada pelo argentino Jorge Sanpaolli.

Quem viu os primeiros 15 minutos de jogo, diria que a goleada chilena seria uma inevitabilidade, tal a facilidade com que Alexis Sanchez e companhia entravam no último reduto australiano.

A forte entrada chilena teve expressão em dois golos, apontados em dois minutos. Primeiro por Alexis Sanchez, a aproveitar um ressalto na área para bater o guarda-redes Ryan. Dois minutos depois seria Valdívia a bater o keeper dos Socceroos, num remate colocado após passe de Alexis. Por esta altura, a defensiva australiana era uma autêntica passadeira.

Mas em vez de "apertar" com o adversário na procura do terceiro golo, o Chile acabou por deslumbrar. Aproveitou a Austrália para subir às linhas e ir à procura de um golo que os pudesse relançar em jogo.

Num desses lances de ataque organizado, a equipa australiana vai reduzir pela estrela da companhia, aos 35 minutos. Após cruzamento da direita, Cahill, de 1,80 metros e uma boa impulsão subiu mais alto que Garry Medel, médio de 1,72 metros adaptado a central. A diferença de centímetros foi crucial, Cláudio Bravo nada pode fazer para travar o cabeceamento do avançado australiano.

Este golo ajudou os Socceroos a ganharem confiança, eles que poderiam ter feito o empate aos 37 minutos mas o remate de Leckie, após passe de Cahill, esbarrou nas mãos de Bravo que fez grande defesa.

Tal como tinha terminado a primeira parte, A Austrália entrou no segundo tempo com disposição de empatar a partida o quanto antes. Cahill, por duas vezes, Leckie e Bresciano estiveram muito perto do empate (Cahill até colocou a bola no fundo da baliza mas estava em fora-de-jogo). A resposta chilena surgiu pelos pés de Vargas aos 65 minutos mas o remate do avançado foi cortado em cima da linha por Wilkonson, quando o guarda-redes Ryan já estava fora da jogada.

Nos últimos minutos, a Austrália tentou o empate a todo o custo mas já não tinha discernimento na construção de jogo, tal era o cansaço. O calor que se sentia o Arena Pantanal foi inimigo dos jogadores. E nos descontos Jean Beausejour sentenciou o jogo, num remate forte e resteiro, de fora da área, que bateu Ryan.

Destaque para Alexis Sanchez, com um golo e uma assistência. Do lado da Austrália, Tim Cahill, que joga na liga norte-americana de futebol, foi dos mais inconformados. Apesar dos seus 34 anos, deu muito trabalho à defensiva chilena. A velocidade de Leckie também causou calafrios ao Chile.

Chile e Holanda passam a somar três pontos, Austrália e Espanha ainda não pontuaram. Na próxima ronda a Espanha, obrigada a vencer, defronta o Chile e a Holanda joga com a Austrália.

Destaque para a arbitragem do costa-marfinense Noumandiez Doue. Ao quarto jogo do Mundial2014, finalmente foi possível presenciar uma arbitragem sem casos, ao contrário do Brasil-Croácia com um penálti mal assinalado para os brasileiros, o Camarões-México com dois golos mal anulados aos mexicanos e o Espanha-Holanda, com um penálti discutível para Espanha e um golo da Holanda marcado após falta sobre Casillas.