A Costa do Marfim bateu esta madrugada o Japão, por 2-1, no jogo da primeira jornada do grupo C, e juntou-se à Colômbia no topo da 'poule' com três pontos.

Numa partida que se aguardava com alguma expectativa face ao grau de competitividade das duas seleções, foi o Japão quem entrou melhor na Arena de Pernambuco. A seleção comandada por Alberto Zaccehroni beneficiou da inspiração de Honda e da apatia generalizada dos marfinenses no arranque.

Assim, o médio do AC Milan inaugurou o marcador aos 16 minutos, com um grande pontapé já dentro da área, na sequência de uma boa jogada do ataque nipónico.

Era o corolário da superioridade asiática, que ainda se manteve por mais alguns minutos. Só a partir dos 25' é que a Costa do Marfim despertou na partida. A subida de ritmo aproximou os africanos da baliza, muito por culpa das ações individuais de Yaya Touré e Gervinho e de alguns livres a colocar Kawashima em sentido.

No entanto, a reação "a sério" dos Elefantes só chegaria na segunda parte e com a entrada em cena de um velho senhor do futebol mundial: Didier Drogba. O avançado do Galatasaray que saltou do banco veio agitar o jogo e liderou a reviravolta marfinense perante um Japão cada vez mais "encolhido" e à defesa.

Com efeito, em três minutos a Costa do Marfim deu a volta, graças aos golos de Bony e Gervinho, aos 64 e 66, ambos de cabeça, para gáudio do selecionador Sabri Lamouchi.

Os Elefantes dominavam agora por completo o jogo e controlaram com segurança e solidez a tentativa de reação nipónica, assegurando o triunfo na sua estreia nesta edição do Mundial.