No passado sábado, em Campinas (Brasil), a Casa de Portugal celebrou as Festas Juninas, uma mistura de São João do Porto com as festas Antoninas de Famalicão, contando mais de 600 pessoas para comer os sabores portugueses e assistir a um espetáculo de rancho folclórico, constituído por brasileiros.

A entrada era gratuita, mas se quisessem provar as muitas iguarias - alheira, chouriça, bacalhau, bolinho de bacalhau ou caldo verde, teriam de desembolsar alguns (não muitos) reais.

A Casa de Portugal é o expoente máximo da representação, e orgulho, luso, na cidade brasileira de Campinas e existe desde a década de 70.

Adelino da Ponto, presidente, e Pedro Peixoto, diretor, são dois portugueses que gerem a Casa de Portugal mas que, pelos muitos anos no Brasil, já perderam o sotaque do português europeu.

O presidente da Casa de Portugal confessou que continua à espera de uma visita da seleção nacional na zona do Cambuí, para que Cristiano Ronaldo, Paulo Bento e companhia possam provar o famoso bacalhau e o pastel de nata, sugerido pelo diretor.

O edifício funciona ainda como o consulado de Portugal em Campinas, isto porque o consulado português de São Paulo foi transferido para a cidade onde a equipa das quinas estará instalada durante o mês do Mundial.

Para saber mais veja a reportagem em vídeo

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.