Portugal procura na segunda-feira voltar a vencer a Alemanha, na estreia no Mundial2014 de futebol, após três derrotas consecutivas em grandes competições, embora tenha passado sempre a fase de grupos quando encontrou os germânicos.

Sérgio Conceição foi o herói do último triunfo sobre a Alemanha, ao marcar um “hat-trick” à “Mannschaft”, a 20 de junho de 2000, em Roterdão, na vitória por 3-0, na última jornada da fase de grupos do Euro2000, à qual Portugal chegou já apurado.

Esta foi também a única vitória sobre a Alemanha, desde a reunificação do país, após a qual Portugal tem mais quatro derrotas e dois empates.

Em grandes competições, Portugal já defrontou a Alemanha em cinco ocasiões, tendo três derrotas, um empate e o tal triunfo em solo holandês.

O último encontro entre os dois conjuntos aconteceu igualmente na estreia numa fase de grupos, mas do Euro2012, com a Alemanha a sair vencedora por 1-0, graças a um golo de Mario Gomez.

As duas equipas apenas se encontraram uma vez em Campeonatos do Mundo, em 2006, na Alemanha, com os anfitriões a garantirem o terceiro lugar, com um triunfo por 3-1, em Frankfurt.

As equipas encontraram-se mais duas vezes em Europeus, com um empate a zero na estreia em 1984 e um triunfo da Alemanha 3-1 nos quartos de final da edição de 2008, naquele que foi o último encontro de Luiz Felipe Scolari, atual selecionador do Brasil, à frente da equipa das “quinas".

Das três vezes que encontrou os alemães em fases de grupos - Europeus de 1984, 2000 e 2012 -, Portugal qualificou-se sempre para a fase seguinte e caiu, invariavelmente, meias-finais.

No balanço global, há clara desvantagem para Portugal, que, em 17 encontros, perdeu nove, empatou cinco e venceu apenas três, com um saldo negativo também ao nível dos golos, com 16 marcados e 25 sofridos.

Além do triunfo no Euro2000, os outros dois aconteceram na década de 80, o primeira das quais em fevereiro de 1983, com um golo de Dito a dar o triunfo sobre os germânicos, num particular realizado em Lisboa.

A mais icónica vitória da seleção portuguesa sobre a Alemanha aconteceu a 16 de outubro de 1985, quando Carlos Manuel foi o herói de Estugarda, com um remate de fora da área, que colocou Portugal no Mundial de 1986. A primeira presença desde 1966.