O Brasil e o México não foram esta noite além do nulo no primeiro encontro da 2ª jornada do grupo A do Mundial 2014.

No Arena Castelão, em Fortaleza, a 'canarinha' contou com o apoio de cerca de 60 mil adeptos ávidos de mais uma vitória, mas viram a equipa de Luiz Felipe Scolari ser travada pela atuação excecional do guardião mexicano Ochoa, que segurou todas as tentativas de Neymar e companhia. Contudo, desengane-se quem pense num massacre, pois Júlio César também teve de se empenhar a fundo para conter as ameaças do ataque do México. Resultado: zero golos, mas um grande espetáculo de futebol.

Com Ramires no lugar de Hulk, o Brasil entrou bem, mas vivendo em demasia das deambulações de Neymar e Óscar. Faltava mais criatividade à dinâmica ofensiva brasileira. Já os mexicanos respondiam com uma boa organização e grande atrevimento na hora de visar a baliza do 'escrete'.

No entanto, logo de início o guarda-redes Ochoa mostrou que era uma noite para recordar. Aos 25', o mexicano assinou aquela que deve ser até ao momento a melhor defesa do Campeonato, ao negar o golo com uma grande estirada a um cabeceamento de Neymar.

Mesmo com menos posse de bola, o México não se encolhia e Vazquez, Peralta, Guardado e Giovanni dos Santos eram setas apontadas à baliza de Júlio César, causando alguns calafrios nas bancadas do Castelão.

Ao intervalo, permanecia o nulo, faltando apenas eficácia à performance das duas seleções.

A segunda parte foi o espelho do primeiro tempo. Uma maior iniciativa do Brasil, empenhado em chegar ao segundo triunfo, enquanto o México resistia com a atenção do seu guarda-redes e procurava a felicidade em transições rápidas do seu ataque. Nos primeiros minutos do segundo tempo a equipa de Miguel Herrera até conseguiu subjugar momentaneamente o Brasil, mas nunca conseguiu encontrar o caminho do golo.

O relógio avançava e Brasil e México tardavam em fazer o marcador funcionar. Nem com as alterações de um lado e de outro se encontrou o caminho para a vitória, com o nulo a vigorar até ao apito final.

Com este empate, Brasil e México passam ambos a somar quatro pontos, ficando a faltar agora o jogo entre a Croácia e Camarões esta quarta-feira.