Estar numa fase final com a Alemanha no grupo é um bom sinal para a seleção portuguesa. De facto, Portugal conseguiu sempre seguir em frente na prova quando ficou emparelhado com a seleção germânica, um feito que vem construindo desde 1984.

Há 30 anos, no Europeu realizado em França, foi mesmo a Alemanha que ficou pelo caminho. O grupo B era composto por Espanha, Portugal, Alemanha e Roménia. Após ter empatado com a ‘Mannschaft’ no primeiro jogo (0-0) e com a Espanha no segundo (1-1), Portugal venceu na jornada decisiva a Roménia (1-0) e garantiu a passagem à fase seguinte juntamente com a Espanha. A equipa das quinas viria então a cair no prolongamento das meias-finais com a França de Platini, Tigana e Giresse.

Só 16 anos mais tarde é que Portugal voltaria a encontrar os tricampeões mundiais. No Euro 2000 Portugal estava no grupo A com a Roménia, Inglaterra e Alemanha. Com três vitórias, Portugal fez o pleno em grande estilo ao bater os alemães por 3-0 e passou com a Roménia aos quartos de final, num trajeto que voltou uma vez mais a ser travado pela França nas ‘meias’.

A última vez que a Seleção Nacional se cruzou com a Alemanha numa fase de grupos de uma grande prova internacional foi no último Europeu de futebol. Em 2012, Portugal estreou-se frente à Alemanha na primeira jornada do grupo B. Apesar da derrota pela margem mínima (1-0), a seleção comandada por Paulo Bento acabou por garantir a passagem com duas vitórias sobre a Holanda (2-1) e a Dinamarca (3-2). A aventura lusa terminou novamente com a final à vista, ao perder nos penáltis a meia-final com a campeã Espanha.

No Mundial do Brasil o sorteio voltou a juntar alemães e portugueses no mesmo grupo. Após a derrota (4-0) desta segunda-feira, a qualificação está mais complicada, mas a história está do lado dos portugueses.