A Inglaterra e o Uruguai, derrotados na primeira jornada do Grupo D, disputam esta quinta-feira um encontro que pode ser decisivo para o futuro de ambos no Mundial de futebol de 2014, no Brasil.

Um dia após a eliminação da Espanha, a seleção que eventualmente perder este encontro pode seguir o mesmo caminho dos campeões do Mundo, se na sexta-feira houver um empate entre Itália e Costa Rica, os "carrascos" de ingleses e uruguaios na primeira jornada.

A Inglaterra deixou uma boa imagem frente à Itália, numa derrota tangencial por 2-1, mas o Uruguai, quarto no Mundial2010, ficou muito aquém do estatuto com que chegou ao Brasil, ao perder por 3-1 com a Costa Rica, uma seleção sem tradição e sem as mesmas armas.

Frente a uma equipa sem baixas, o Uruguai vai ter de mexer na defesa, devido à lesão do capitão Lugano e à suspensão de Maxi Pereira, residindo a incógnita na utilização de Luis Suarez, avançado do Liverpool que tem estado a recuperar de uma operação ao menisco em maio e falhou o primeiro jogo da equipa "celeste".

No Grupo C, a Grécia, comandada por Fernando Santos, e a Costa do Marfim, enfrentam uma situação semelhante, depois de terem perdido com a Colômbia (3-0) e com Costa do Marfim (2-1), respetivamente.

Na outra partida, colombianos e marfinenses, com os sul-americanos na posição de favoritos, procuram um triunfo que os pode deixar perto dos oitavos de final.