A seleção de Portugal ocupa o nono lugar entre as preferências dos adeptos de futebol chineses, segundo uma votação divulgada esta quinta-feira na rede social Sina Weibo, o twitter local.

A Alemanha ficou em primeiro lugar, à frente da própria China, com 841.286 votos, e os Estados Unidos, próximo adversário de Portugal no Mundial2014, no domingo, ocupam o 14.º lugar.

O Brasil está no terceiro lugar, seguido da Argentina, Espanha, já afastada do Mundial, Itália, Holanda e Inglaterra.

Embora a China só tenha conseguido qualificar-se uma vez para a fase final de um Mundial, em 2002, quando a competição foi organizada pela Coreia do Sul e Japão, o futebol é um desporto muito popular no país, e "C Luo" (Cristiano Ronaldo) é um dos jogadores internacionais mais conhecidos pelo público chinês.

No Sina Weibo há mesmo uma conta chamada "Putaoya Qiumi Julebo" (Clube de Fans de Portugal), que tem mais de 200.000 seguidores.

"Acredito que a seleção portuguesa vai ajustar bem o seu estilo e ultrapassar as dificuldades", escreveu um dos fans de Portugal.

Um outro adepto do onze português advertiu que "Cristiano Ronaldo não pode aguentar a equipa sozinho".

Na véspera do início do Mundial2014, um jornal chinês prognosticou que Portugal chegaria aos quartos-de-final, juntamente com o Brasil (o favorito à conquista do titulo), Argentina, Alemanha, Espanha, França, Bélgica e Inglaterra.

Os jogos do Mundial são transmitidos em direto pela Televisão Central da China e apesar das onze horas de diferença horária, milhões de chineses ficam acordados até de manhã para acompanhar a competição.